António Roma Torres
TUDO ESPANTALHOS
Edições Afrontamento
2009, editado em 2016
O Abade Faria (1756-1819) foi uma figura proeminente da história da psiquiatria e da psicoterapia moderna. Português de Goa, de ascendência brâmane e padre católico, desenvolveu em Paris a hipnose como tratamento para as perturbações de comportamento. Depois do descrédito que o magnetismo animal de Mesmer conhecera com os resultados de uma comissão nomeada pelo rei Luís XVI e que integrava Lavoisier, José Custódio de Faria procurou explicar a hipnose como fenómeno natural, permitindo a sua posterior reabilitação por Charcot com quem Freud trabalhou também em Paris antes de formular todo o campo teórico da psicanálise.
"Tudo Espantalhos", título do drama em três actos e sete quadros sobre o Abade Faria, é a tradução adaptada de Hi sogli baji, frase em concani que o pai lhe segreda quando uma branca suspende o início do sermão no Palácio de Queluz, perante a Rainha D. Maria I e a corte que acorria à missa de Domingo. A peça recria a vida do Abade Faria, desde a chegada a Lisboa vindo de Goa aos 15 anos até à morte em Paris, mas também na ficção de Alexandre Dumas que o imortalizou em "O Conde de Montecristo", bem como a riquíssima época em que viveu, tanto na História de Portugal (entre o terramoto de Lisboa e as vésperas da revolução liberal de 1820) como na da Europa (entre o reinado de Luís XVI e a Revolução Francesa, e a queda de Napoleão).
________________________________________________________________
José - Não há magnetismo animal, ou correntes, ou fluidos. Há um sono lúcido. E a concentração. Uma palavra nos faz dormir se confiamos. Uma palavra nos faz acordar.
("Tudo Espantalhos", II Acto, Quadro V)
_________________________________________________________________
Lançamento de "Tudo Espantalhos", de António Roma Torres, em 10 de novembro de 2016, no XII Congresso Nacional de Psiquiatria, em Vilamoura, com Maria Luísa Figueira, Luiz Gamito e Manuel Sardinha.
Leitura pública de excertos em 19 de novembro de 2016 no XIII Congresso Português de Psicodrama em Baião, com Daniel Pinto, Viriato Morais e Andreia Moisés, dirigida por Francisco Alves (Teatro Plástico).
Apresentação na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Rua Delfim Maia, Porto, no dia 20 de abril de 2017 pelas 21:30, pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, e leitura pública de um excerto por Daniel Pinto, Viriato Morais e Andreia Moisés, dirigida por Francisco Alves (Teatro Plástico).
_________________________________________________________
Comprar: FNAC * BERTRAND * ALMEDINA
________________________________________________________________
O Abade Faria, Pioneiro da Psicoterapia Moderna, António Roma Torres, comunicação apresentada nas II Jornadas de História da Psiquiatria e Saúde Mental, 28-29 de Abril de 2011, Coimbra.